TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – Capacitação de Servidores Públicos – Educação à Distância

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – Capacitação de Servidores Públicos – Educação à Distância

A gestão pública tem muitos desafios, mas existem soluções diferentes, simples e criativas que podem ajudar.

As rápidas mudanças sociais, políticas e econômicas marcam o atual cenário mundial, provocando importantes transformações em vários âmbitos. Ideias inovadoras são necessárias para dar resposta às demandas da sociedade e para a modernização da gestão pública.

A inovação já não é mais exclusividade das empresas privadas. Os agentes políticos estão cada vez mais exigentes, produzindo políticas públicas e serviços públicos inovadores. No entanto, alguns entraves ainda persistem na realidade do serviço público brasileiro, que devem ser removidos para dar espaço a práticas mais criativas.

Podem ser percebidas várias iniciativas que buscam promover a inovação no serviço público: novidades na gestão da informação, atendimento ao usuário/cidadão, simplificação e modernização dos processos, avaliação de desempenho e controle de resultados, gestão de recursos humanos, planejamento e desenvolvimento organizacional, entre outras ações que podem ser observadas em órgãos públicos de diferentes estados e municípios.

Ainda assim, sabe-se que o tema precisa de muito desenvolvimento conceitual e teórico, por ser relativamente recente na realidade brasileira. Cursos de capacitação podem ajudar nisso, tais como:

. Regulamentação da Lei de Acesso à Informação nos Municípios – https://www.escolavirtual.gov.br/curso/8

. Acesso à Informação – https://www.escolavirtual.gov.br/curso/76

. Mundo Conectado – Manual de Sobrevivência – https://www.escolavirtual.gov.br/curso/252

. Criatividade e Novas Tecnologias no Serviço Público – https://www.escolavirtual.gov.br/curso/211

Fontes: Tamires P., IPEA, ENAP