TRIBUNAL DE CONTAS IRÁ PERCORRER O ESTADO DE MG PARA REALIZAR TREINAMENTO SOBRE CONTROLE INTERNO

Diante da atual realidade brasileira e de seus desafios, o papel do Controlador Interno se torna ainda mais fundamental, inclusive na gestão fiscal e financeira dos municípios.

Para impulsionar as atividades de controle interno e ressaltar sua importância, o TCEMG fará, nesse ano, Encontros Técnicos com o tema “TREINAMENTO SOBRE CONTROLE INTERNO” nas seguintes cidades e datas:

• Curvelo (mesorregiões Norte, Central e Metropolitana de Belo Horizonte) – dias 13 e 14 de fevereiro;
  • Teófilo Otoni (Vales do Mucuri, Jequitinhonha e Rio Doce) – dias 26 e 27 de março;
  • Pouso Alegre (Sul e Sudoeste) – dias 16 e 17 de abril;
  • Uberaba (Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Oeste) – dias 7 e 8 de maio;
  • Viçosa (Zona da Mata e Campo das Vertentes) – dias 4 e 5 de junho.

Em cada Encontro Técnico haverá uma palestra sobre a “Avaliação dos controles internos da Receita e a Importância dos Controladores Internos”. Nessa oportunidade, o Projeto Receitas e os Controladores Internos municipais terão a chance de trocar conhecimentos e informações.

Para que isso seja possível, o TCEMG e o Projeto Receitas convidam os gestores municipais a cadastrarem seus Controladores Internos no Portal Receitas para que eles tenham acesso:

• às fragilidades apontadas, de acordo com as respostas dadas ao Questionário das Receitas Municipais;
  • às recomendações do TCEMG, com base na Constituição Federal e nas legislações brasileiras aplicadas a cada caso;
  • a um canal de comunicação direto com o TCEMG.

A ideia é que, caso o Controlador Interno tenha dúvidas sobre como ajudar seu município na resolução de suas fragilidades, envie-as diretamente pelo Portal Receitas*. As perguntas enviadas serão respondidas pela gerente do Projeto Receitas, Sra. Mariza Nunes, nos Encontros Técnicos.

Contamos com a participação de todos! Vamos juntos construir uma gestão fiscal mais eficiente e melhorar o atendimento das demandas sociais através de uma arrecadação mais efetiva das receitas municipais!

* Para enviar as perguntas para a Sra. Mariza Nunes pelo Portal Receitas:

• acesse https://receitas.tce.mg.gov.br/
  • clique em “entrar” no canto superior direito – entre com o e-mail e a senha cadastrados no SGI (https://www.tce.mg.gov.br/portalsgi/)
  • após o login, clique em “comunicados”, na barra superior
  • uma lista das fragilidades específicas de seu município aparecerá – clicando em cada uma delas, o Controlador Interno poderá ver as recomendações e enviar seu questionamento, caso haja dúvidas.